quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

First of December (alguns factos de 2010)

Peço desculpas aos (poucos) leitores deste espaço. Sim eu andei um tanto 'preguiçoso' em relação ao blog, e poucas foram as novidades e textos em 2010. Quando vejo posts antigos [de outros blogs que eu tive] é que percebo o quanto eu deixei de lado minhas divagações e impressões, seja sobre livros, filmes ou música - enfim, sobre tudo o que "povoa" a minha mente.

Dezembro chegou com o término do estágio (após sete meses ininterruptos de cobertura política), provas, trabalhos finais e um intercâmbio para organizar. Acho que assim eu defino - 'quase que inteiramente' - o meu final de semestre. No meio disso tudo ainda não consegui organizar minhas ideias e pensar melhor a respeito do ano, naqueles famosos "balanços". O tempo voa, e daqui a pouco estarei bem longe daqui!

Mas, para esquentar os motores e já me preparar para "o futuro que me espera" [meu próximo post será sobre a trip!], posto aqui três momentos 'interessantes' de 2010. Digamos que são os três primeiros, terei tempo - na semana que vem - para pensar em outros!

#1
O comícia Dilma/Lula em Valparaíso, no Entorno do DF. Acho que profissionalmente foi um dos momentos mais marcantes deste ano. Cobertura de política em ano eleitoral é um desafio e tanto, e hoje vejo o quanto isso vai ser importante para a minha vida profissional.

O comício em questão foi interessante por ter sido a primeira vez em que estive no Entorno do DF, e além de ficar estarrecido com a realidade do local (pobreza, problemas estruturais seríssimos, etc, etc), pude perceber o quanto a figura de Lula, digamos, 'mexe' com a população.

Isso gerou em mim certo medo e fascínio, e me deu provas de que ter lido O Príncipe foi crucial para que eu pudesse enxergar aquele cenário repleto de bandeiras vermelhas de modo diferente. "A política é um grande teatro, e há sempre um novo espetáculo", já dizia uma jornalista que conheci em uma das (muitas) coberturas.


#2
São Paulo no início de Agosto. A melhor viagem do ano! O friozinho da terra da garoa, um dia todo caminhando pelas avenidas, parques... visitando museus. As noites alternativas e seus shows, a Vila Madalena, o Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji, enfim, tudo foi muito bacana.

A tarde na Paulista, visitando lugares que fogem do tour convencional, permanecer calado para ouvir o burburinho da cidade, ver postais antigos na feira de antiguidades... Um vento gelado às 3 da tarde. Inesquecível!


#3
"Você potencializou isso". É estranho "potencializar" alguma situação em específico, ou então dizerem que você potencializou algo. Talvez você, caro leitor, já tenha "potencializado" uma amizade, um namoro, um trabalho, um livro... Talvez você até tenha deixado claro seus medos em relação a isso e não tenha escondido a tal "potencialização".

Eu me lembrei ao ouvir essa frase (que poderia estar em um dos filmes do Woody Allen) de um conselho dado por um amigo no final da adolescência: "Você deveria parar de ler ficção e jogar RPG. Daqui uns dias você vai acabar achando que fantasia é realidade, e ai meu filho...!". Dito e feito! Se vira nos 30, mané!



Um comentário:

  1. Só uma coisa: vou sentir saudade!
    Aliás, tô com saudade! Que dia vou te ver!?

    p.s.: curto balanço de ano em blog... logo farei o meu!
    bjo

    ResponderExcluir