segunda-feira, 6 de abril de 2009

Fotografando a recessão

"Estamos vivendo o ápice da globalização" - era isso que dizia meu professor de geografia na sétima série. Se naqueles anos era o ápice eu nem sei classificar a tal globalização nos dias de hoje. Naquela época falava-se de mercados comuns cada vez mais fortes, crescente conexão mundial através da rede de computadores, além de muitas outras "profecias" que foram se cumprindo com o passar das horas (sim, no século XXI tudo é muito rápido)!

Atualmente o tema que é pauta em toda e qualquer redação de jornal ao redor do planeta é a crise financeira. Eu poderia até falar sobre os pacotes incomensuráveis e dos indicadores da Dow Jones. Mas o que me traz novamente para uma reflexão acerca da crise financeira é a posibilidade de vê-la de outros ângulos.

A editoria de política da versão on-line do The New York Times inaugurou uma sessão online chamada "Fotografando a recessão". Diferentemente do pós-1929, quando o governo americano através da FSA documentou em fotos os efeitos da crise, agora quem publica imagens da recessão é o próprio leitor do jornal de qualquer lugar do mundo.

É ai que a globalização parte para a ótica do particular, afinal de contas, que crise é essa que estamos vivendo? Como as pessoas são afetadas? O que elas esperam do futuro? Nas fotos estão registrados fatos como o crescimento no número de flyers oferecendo algum tipo de serviço, cartazes de lojas anunciando que vão fechar e filas imensas de candidatos a emprego em Nova Iorque.

Ultimamente a crise parece um assunto muito abstrato, com jargões típicos da economia, tudo muito complicado e difícil de compreender. A proposta do The New York Times de publicar a crise a partir dos leitores é uma excelente maneira de mostrar ao mundo as contradições dessa crise, que vai muito além de indicadores e reuniões de cúpula.

3 comentários:

  1. Ideia legal mesmo, hein! Pq a gente tem sempre a mania de ir pro economista fulando de tal e acabamos esquecendo de quem sofre na pele.
    mto legal mesmo!
    Alguém poderia fotografar o Goiás Carne em Senador Canedo? medo.com

    ResponderExcluir
  2. que legal. que idéia boa.

    e é legal ver que as pessoas percebem os efeitos da crise. muito interessante, mesmo.

    :***

    ResponderExcluir
  3. Gostei do blog mano. Cheguei aqui através do Fala dela.

    Parabéns.
    Inté.

    ResponderExcluir