sábado, 19 de setembro de 2009

Meu programa de TV favorito


Bom, sei que meu último post também fala sobre TV, mas eu não poderia deixar de postar algum comentário sobre o meu programa favorito (e nem é exagero meu dizer isso)!Poderia enumerar vários motivos pelos quais eu devo escrever sobre o "Passagem para..." do jornalista Luís Nachbin que vai ao ar de segunda a sexta às 11h da noite no canal Futura - mas prefiro partir direto para o comentário.

A ideia do programa pode ser resumida em poucas linhas, pois trata-se de um jornalista que viaja o mundo colhendo histórias e imagens das pessoas, seus costumes e culturas. É um trabalho muito curioso, que demanda observação e principalmente sensibilidade. Com influências do New Journalism, Nachbin é um viajante solitário que parte em busca de novos ângulos e novas maneiras de contar histórias com uma profundidade muito peculiar em se tratando de televisão.

Rússia: o som da Sibéria from Canal Futura on Vimeo.

Viajando pela Índia, ele seria capaz de encontrar uma brasileira que após a morte de seu filho decidiu percorrer o país em busca de iluminação espiritual. Ou então, em uma ilha da América Central ele poderia se deparar com um profeta falando sobre a vida. A princípio, um programa de viagens parece algo tão banal, mas quando a proposta é falar sobre "gente", tudo fica mais interessante.

Talvez os Estados Unidos que conhecemos fique um pouco diferente diante da lente de Luís Nachbin quando ele resolve cortar o país de ponta a ponta e o Irã pode não ser exatamente como nos noticiários. Porém, em meio às tantas viagens do Nachbin, é interessante perceber que talvez não importe quais sejam as diferenças, porque incrivelmente somos todos iguais.

México: o coração do país from Canal Futura on Vimeo.

Existem programas que são modas passageiras e outros, como é o caso do "Passagem para..." conseguiu me cativar e fazer com que eu me tornasse espectador ao longo de várias temporadas. Eu nunca pensei em trabalhar na TV, na verdade prefiro mesmo é ficar lá atrás, nas redações - mas se algum dia eu puder (ou precisar) trabalhar na televisão, gostaria de fazer um trabalho como o "Passagem para...". E não digo isso por causa das viagens apenas, mas também pela possibilidade de registrar peculiaridades, guardar ali na câmera histórias tão pessoais e que ao mesmo tempo refletem a realidade de determinada cultura.

Fica a dica: assista as trips do Nachbin, realmente vale a pena! E para aqueles meio "Dean & Sal" (personagens do escritor Jack Kerouac) que desejam colocar o pé na estrada, talvez levar uma câmera e registrar tudo seja algo importante...

Passagem Para extra 004 Belize from Canal Futura on Vimeo.

3 comentários:

  1. Parece bem legal a idéia do programa. Eu que não assisto Tv aberta, porque senão iria assistir, pelo menos uma vez, pra tirar a prova dos 7. ;)

    Esse tipo de "aventura" jornalística é a sua cara, afilhado. Quando comecei a ler o post, já fiquei pensando: " - Nossa! O Péricles ia dar certo com isso!"

    Aaah, e sobre meu último post... Pode ficar tranquilo. O anterior era eu, mas o último, não. É só uma brincadeira, tá. ;) Hahahaha

    Beijo, afilhadinho. ;***

    ResponderExcluir
  2. otimo post amigo eu gosto bastante de tv assisto muitos documentarios e series em varios canais e não sabia deste ai bem bacana mesmo

    ResponderExcluir
  3. Você já tinha comentado comigo sobre esse programa e agora deu mais vontade de ver... lindas as imagens da Rússia.

    beijo!

    ResponderExcluir