domingo, 1 de novembro de 2009

"Mr. Gorbatchev, tear down this Wall"

A frase do título deste post é do ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, durante um discurso na Alemanha em 1987. Durante essa semana o mundo todo vai comemorar a queda do muro de Berlim, que aconteceu junto com o meu nascimento - em 1989. Sim, trata-se de um dos eventos mais importantes do final do século XX.

É estranho pensar que pessoas ficaram separadas durante décadas por uma barreira erguida em poucas horas. Imagina só, você acorda, vai trabalhar e depara-se com uma fronteira intransponível! A barreira imposta pelo regime comunista foi, sem dúvidas, o grande símbolo de um tempo que acabou. O mundo com duas frentes de poder, URSS x EUA em uma corrida armamentista sem tréguas, etc, etc.

E para comemorar a queda do muro de Berlim, eu pesquisei no youtube alguns vídeos, a maioria de telejornais que acompanharam a queda do muro e também da URSS depois. Confesso que tenho inveja daqueles jornalistas que estiveram envolvidos na cobertura destes eventos tão significativos. Para aqueles que gostam de jornalismo internacional, eis um bom momento para pensar sobre o poder das imagens, dos textos bem construídos e da responsabilidade e privilégio de reportar um momento histórico.

E para finalizar este breve post, deixo uma frase da Margareth Tatcher dita em uma das reportagens a respeito de Berlim em 1989 que vou colocar aqui: "It makes you realize that you can't stifle or supress, people desire for liberty". Vale a pena conferir os vídeos!

1 - Cobertura da BBC com entrevista de Margareth Tatcher:



2 - Discurso de Reagan em 1987:



3 - Cobertura da CBC:



4 - Cobertura do Jornal Nacional:



5 - Pedro Bial narra o fim da URSS no famoso 'Plantão':

Nenhum comentário:

Postar um comentário