quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

"the kind of Journalism"

"I have often tried to tell the story of a place through people there."1




Talking about the kind of journalism that can change something in the world. It's all about people - a fight against human rights abuses around the world. Better than repeat statistics is find specific stories that may touch the audience, being out the "news chain machine".
Links:
Reporter, the movie.
Facing History and Ourselves, lessons of Journalism about Reporter.

The news media's silence, particulary television news, is reprehensible. If we knew as much about Darfur as we do about Michael Jackson, we might be able to stop these things from continuing.
2


1 and 2: Quotes of Nicholas Kristof.

2 comentários:

  1. eu sempre penso nisso.

    recentemente, assisti a um vídeo em que um professor (se não muito me engano) discutia a diferença entre ética e moral. no fim, ele disse que a moral está ligada a um determinado grupo e uma época e que alguns fatores, em determinadas ocasiões, passam a integrar a ética. ele usou o exemplo do ato de não fumar em lugar fechado e a obrigatoriedade do cinto de segurança no Brasil. ambos, no início, causaram certa estranheza no público (se assim podemos chamar), mas hoje fazem parte da ética, do bem-viver e conviver socialmente.

    o que eu quero dizer é que, a ética da comunicação está deixando a desejar, neste sentido.

    ResponderExcluir
  2. Juliana, minha madrinha querida, eu concordo com você, concordo plenamente. É complexo o rumo que o jornalismo está tomando nos dias atuais.

    Acho que a luta agora é pra que o jornalismo tire os olhos do poder e consiga exercer seu papel principal - que é de motivar o debate e lutar contra os abusos aos direitos humanos. Pra isso, é importante que o entretenimento seja deixado de lado, e que os assuntos realmente importante passem a ser abordados com coberturas críticas.

    ResponderExcluir