domingo, 6 de setembro de 2009

Música de qualidade vinda da Islândia


Bom, a internet permite que conheçamos músicas, estilos, culturas e pessoas de todo o globo na rapidez de um click. E assim, desde o início deste ano, me propus a vasculhar e pesquisar na rede algum grupo musical contemporâneo que me transportasse (ou me lembrasse) as músicas da Idade Média e a cultura do lado mais "glacial" da Europa. Foi assim que encontrei a música islandesa, e fui apresentado à suavidade e explosão de Sigur Rós.

Trata-se de uma banda que mistura instrumentos clássicos com vozes harmônicas e são capazes de recriar o (meu) imaginário das aulas de história do ensino médio que se mistura com a ficcção de elfos, vikings e gêiseres. Se um dia eu tiver o prazer de visitar a Islândia, ao menos trilha sonora eu já tenho!

Talvez soe melancólico e estranho - mas é totalmente belo. A banda canta em uma língua inventada e promove uma sucessão de viagens que duram entre seis e dez minutos, recheada de guitarras tocadas com arcos de violino, baterias a 10bpm, cordas e teclados esparsos, vocais etéreos e melodias belas, impressionantemente belas. Sigur Rós é conhecido no Reino Unido, Canadá, e é claro, na Islândia - mas em terras brasileiras nunca ouvi nada deles. Além de abrir shows do Radiohead no velho continente, uma das músicas do grupo está na trilha sonora do filme Vanilla Sky.

Os vídeos que coloquei aqui fazem parte do DVD: Sigur Rós – Em Casa | Sigur Rós – Heima, Dean DeBlois, Islândia, 2007, 97’

Em 2006, no horário mágico do verão da Islândia, Sigur Rós fez vários concertos na sua terra natal. “Heima” – que significa tanto “em casa” quanto “terra natal” – é uma tentativa de fazer um filme tão grande, bonito e livre de amarras quanto um álbum do Sigur Rós. O filme mostra material de todos os quatro álbuns da banda, incluindo momentos raros e notáveis. Estão incluídas uma apresentação tocante da canção ‘Gitardjamm’, filmada no interior de um tanque de óleo de arenques nos distantes fiordes do oeste; uma gravação com um microfone, ao som do vento, da canção ‘Vaka’, filmada durante um protesto contra uma barragem numa área posteriormente inundada; e as primeiras versões acústicas e ao vivo das lindas canções ‘Staralfur’, ‘Agaetis Byrjun’ e ‘Von’.



3 comentários:

  1. Você é muito jornalista. Seu blog é um exepmlo purinho de jornalismo. :D Me orgulha.

    Adorei a banda. E se um dia eu também for a Islândia, vou te imitar: já sei o que será minha trilha sonora.

    Desculpa por ter ficado relapsa com os comentários. Beeeijo, afilhado. ;***

    ResponderExcluir
  2. muito bom o seu achado continue encontro coisas boas para nos hehe

    ResponderExcluir
  3. vc sempre me apresenta pra músicas liindas.
    e eu vou parar de falar que vc escreve bem,senão fica parencedo puxação de saco!
    hahaha
    beeeijo

    ResponderExcluir