domingo, 4 de outubro de 2009

Rio 2016: Quando o "Yes we can" ficou pra trás


"Pelé cried, and his compatriots celebrated the latest evidence that for one of the world's most glamorous, charismatic countries the good times are starting to roll. So often described as belonging to a "country of the future", Brazilians found themselves living in the present this weekend." The Observer, 4 de Outubro de 2009.

Na verdade eu esperava mais evidências para poder falar sobre a mais recente vitória brasileira, as Olimpíadas de 2016. É que desde o início do ano eu já ouvi de tudo - que o projeto do Brasil era inconsistente, que o orçamento foge completamente da realidade dentre outras muitas justificativas. Ainda no 1° semestre a revista Carta Capital publicou uma matéria sobre a falta de fiscalização das verbas direcionadas à Copa do Mundo, e também sobre a inutilidade das instalações construídas para o Pan. Mas após ler o artigo do The Observer hoje, considerei ser oportuno falar sobre o tema.

Sim, eu concordo que existam muitos problemas relacionados à realização de eventos tão grandiosos, e posso até mesmo arriscar dizer que em um país no qual não existe apoio para os atletas, falar de Olimpíadas pareça piada. Mas se analisarmos os Jogos a partir de uma vertente econômica e mais internacionalista, talvez cheguemos à conclusão de que é totalmente relevante.

Brazil, as President Lula has frequently commented of late, is living through a "special moment". Rising exports, a commodities price boom and the government's investment in social policies have helped millions of impoverished Brazilians rise from poverty since the leftwing leader came to power in 2003. The IMF says that Brazil, and other countries in the region, have weathered the global financial crisis "rather well".

O Brasil tem importância no cenário político internacional (vide G-20, Doha, Honduras e Haiti) e se firmou como um país de crescimento estável, adquirindo cada vez mais peso em decisões importantes tanto na política quanto na economia. Um relatório do FMI divulgado na última semana afirmou que o Brasil é o país que vai registrar o maior crescimento econômico na América Latina, o que pode comprovar a "prosperidade brasileira". O país de proporções continentais é grande exportador e firma parcerias econômicas importantes. As Olimpíadas de 2016 não seria um reflexo das melhorias no país?

Sim, na China foi assim - enquanto milhares de olhinhos puxados batiam os tambores de maneira sincronizada na cerimônia de abertura, um recado ecoava ao mundo dizendo: "Nos tornamos potência". Assim foi em Moscou, em Madri e em outros lugares que receberam os Jogos. É ingenuidade pensar que tal escolha do COI não tem muito a dizer. Aliás, Obama estava lá, e nem mesmo o discurso do "Yes, we can" surtiu algum efeito (em outros tempos, o peso da visita seria imenso).

Quando o COI anunciou que Chicago estava fora da disputa, o apresentador da CNN promovou uma das cenas mais bizarras que eu vi nos últimos tempos. Ele indagava desacreditado: "Chicago is out? Chicago is out?!". E realmente, a princípio pareceu impossível que a escolha da cidade fosse daquela maneira. Se me perguntarem se eu esperava que o Rio ganhasse... eu teria que responder em alto e bom som: NÃO!



O Rio de Janeiro é apaixonante e uma Olimpíada lá será algo inesquecível. Pela primeira vez, o fogo do Olimpo chegará por aqui, na América do Sul e promete ser um evento muito bonito culturalmente falando. Espero que os gastos sejam devidamente acompanhados, e que o nosso país possa mostrar ao mundo que consegue organizar um evento mundial.

Que os noticiários de esporte não sejam ufanistas e passem a cobrar do governo o desenvolvimento de políticas públicas para o esporte. Que possamos olhar para os que começam a praticar qualquer esporte com o mesmo olhar que dispensamos para os grandes. Há muito a ser feito, mas o mundo todo já reconheceu que o Brasil de hoje é diferente, e que muito já foi feito.

Depois da Copa, o Brasil terá a oportunidade de mostrar que o país do futebol é o país dos Jogos Olímpicos. Eu estarei lá para conferir! Como disse o The Observer: "Com Rio 2016, país do futuro vive o presente".


3 comentários:

  1. Serei muito sincera, não acredito que as Olímpiadas vão funcionar aqui. Espero pagar língua, de verdade. Mas, acho que vai ser uma verdadeira zona. Vamos esperar pra ver. Gostaria muito de estar errada, mesmo.

    Mas, o âncora da CNN valeu por tudo! hahahaha
    Ri alto aqui. ;D

    Beijo, afilhado! ;**

    ResponderExcluir
  2. Madrinha!!! não pense assim...

    eu acredito nas Olimpíadas e espero que o Brasil mostre pro mundo que consegue realizar um evento de grande porte! =D

    ResponderExcluir
  3. "Chicago is out? Chicago is out?!"
    kkkkkkkkkkk
    é o melhor.
    eu ainda acredito que o Brasil consegue ;D
    beeeijo ;*

    ResponderExcluir