terça-feira, 27 de outubro de 2009

Trilhos antigos do Velho Mundo

E para viver a vida intensamente deves compreender que nasceu em um trem que permanecerá rodando por décadas sem parar. E você precisa ter todo o necessário em uma mala.

Guarde nessa mala sua história, ideias e emoções. Deixe a linha do tempo devidamente empilhada entre roupas e retratos. Ali, de dentro do trem, os fatos passam por você em alta velocidade e você precisa ser forte e segurar-se diante da rapide dos acontecimentos. Os trilhos são traiçoeiros e a paisagem enganadora.

Talvez lá fora esteja nevando, mas é certo de que cruzarás inúmeras fronteiras e verás muitas bandeiras hasteadas. O nacionalismo fará entoar novos hinos a cada dia, e não terás uma terra fixa e uma nação para chamar de tua. A mala será sua identidade, o local onde poderás guardar tudo o que te aflige - o que te inquieta, e também, todas as emoções que te fazem sentir bem. Lembre-se: o céu estará azul amanhã, e não duvides disso. A vida é imprevisível às vezes, e por isso mesmo deverás aproveitar ao máximo a viagem.

E quando os trilhos de diversos lugares se encontrarem, não assuste - são apenas encontros pré-marcados por apressados e burocratas das horas. Observe as colunas das estações, grave bem as expressões que cada um faz quando adentra seu determinado vagão, ou então a testa franzida daqueles homens, revelando a preocupação dos iludidos enquanto esperam inquietos o próximo trem chegar. Cada um desses tem histórias tão distintas agora, por isso, não se apegue demais a eles, são passageiros - possuem seus destinos marcados. Definitivamente eles apenas passam...


Quando sentir-se só, abra a mala e retire algo que lhe faça recordar de algo bom. Quando precisar representar, também recomendo que utilize tudo o que acumulou em sua Scheherazade - não se engane, muitas vezes é necessário enganar um rei para livrar-se da morte. Histórias sem fim, de embarques e desembarques, de trilhos, de montanhas cobertas por neve e desfiladeiros tropicais.

Esteja certo de que no Velho Mundo é possível caminhar por entre as sensações e conhecer fortalezas medievais. Não se esqueça que é possível modificar a esperança, construir nossas próprias existências e arriscar a intensidade. Mas antes de partir nesta busca por si mesmo, volte-se para o seu lar, e prepare-se para o que se seguirá. Parta apenas quando estiver seguro e acreditar em teu roteiro.

Seja tua mochila a Scheherazade a acalentá-lo em noites amarguradas, seja tua mala a memória que te resguarda do esquecimento, sejam os trilhos e estações metáforas perfeitas para explicar o que é inexplicável e glorioso, o sentido da existência. Seja quem quiserdes em cada nação visitada, mude, ouse...
Daqui eu enxergo vitrais longínquos, através dos quais a luz do meio-dia ilumina o interior de uma grande edificação que aponta para os céus. Ouço uma música... um piano, e ao fundo, um coro de vozes melódicas... talvez seja a redenção.

Um comentário:

  1. eu adorei!
    já começou arrasando!
    "Guarde nessa mala sua história, ideias e emoções. Deixe a linha do tempo devidamente empilhada entre roupas e retratos. Ali, de dentro do trem, os fatos passam por você em alta velocidade e você precisa ser forte e segurar-se diante da rapide dos acontecimentos. Os trilhos são traiçoeiros e a paisagem enganadora."
    ;*

    ResponderExcluir