quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

BRILHO ETERNO DE UMA MENTE COM LEMBRANÇAS


Eu costumava ter medo de tantas coisas. Temia que eu nunca ia crescer, que ia ficar preso no mesmo lugar eternamente, que meus sonhos estariam longe do meu alcance. Era paradoxalmente o jogo da adolescência: julgar ser insignificante porém sonhar em mudar o mundo!

É verdade o que dizem: o tempo faz das suas conosco. Em um dia sonhamos, no outro o sonho se tornou realidade. E agora que este garoto medroso já não me segue por onde vou, sinto falta dele. Porque há coisas que quero dizer para ele. Para ele relaxar, para ele ser otimista, que vai dar tudo certo. Para ser mais calmo e mais sensato, não se culpar tanto pelos seus erros, e mais do que isso, ter a consciência de que todos somos humanos, e em conseqüência disso, falhas irão nos acompanhar para sempre. Gostaria que ele soubesse que conhecer gente que nos ama, nos entende, que nos aceita pelo que somos , vai se tornar algo cada vez mais raro.

Aquele espaço físico que dividimos durante tanto tempo já não existe mais. Aliás, nem se tivesse sido cristalizado e se tornado em museu poderia ser considerado o mesmo. Se o tempo realmente faz das suas conosco, uma constatação paupável seria a de que não se pode desejar algum objeto ou espaço físico ou relacionamentos do passado, simplesmente porque tudo e todos mudam.

Talvez seja por isso que uma casa nem sempre pode ser considerada um lar. Ou então seja a razão que torna uma cidade inteira tão diferente em poucos anos. Acredito que apenas a amizade verdadeira pode sobreviver ao tempo, às mudanças e aos defeitos de cada um de nós. Na minha cabeça são tantas as falas, conversas, ideais, leituras, livros e canções...

Uma vez, um sábio professor de matemática disse algumas verdades das quais eu nunca mais vou esquecer. A primeira e mais significativa delas é a certeza de que não é bom que pensemos que o tempo que passou foi melhor do que o presente, porque isso não é prudente.Mas a frase se seguiu a uma indagação a respeito de quem nós seríamos dez anos depois? Já se passaram quase 7 anos desde que ele me disse isso...

São tantas as pessoas que contribuíram para que eu me tornasse quem eu sou hoje... de certa maneira essas pessoas estão comigo aonde quer que eu vá. É interessante constatar, assim como Vinicius de Morais, que temos amigos que muitas vezes não sabem o quanto são nossos amigos. Mas eles estão lá, talvez congelados em uma foto, em frases, cartas ou abraços. E conforme a história é reescrita em modos pequenos a cada dia, minha admiração por eles só cresce.

Porque a verdade é que foi um importante período das nossas vidas. Cometemos erros, magoamos, aprendemos lições duras, mas tudo isso passou a ser uma lembrança terna. Como isso acontece? Por que esquecemos as coisas ruins e romantizamos as boas? Talvez porque precisamos crer que nosso tempo juntos significou algo. Que apoiamos uns aos outros em uma época que nos definiu. Época que nunca vamos esquecer. Talvez porque reconhecemos o quão limitados somos, estão ai as tempestades e terremotos que comprovam isso.

Não acredito em "verdades absolutas" simplesmente porque elas dependem de pontos de vista distintos. Por isso, não posso jurar que todas as minhas lembranças são de fato como tudo aconteceu, mas foi assim que pareceu. E hoje, recolho fragmentos dela para escrever, e isso nada mais é do que um impulso. Pode ser que nem tenha significado tanto assim para muitos, mas a minha história não seria a mesma se não fosse aquele período.

Somos jovens, temos o mundo aos nossos pés. Avancemos, guardando no coração a lembrança das amizades construídas, guardando aqueles que nem sabem, ou que talvez não acreditem o quão significativos foram para que nos tornássemos quem somos hoje. Somos todos peregrinos, ainda que não saibamos corretamente quais são nossos caminhos e destinos.

O futuro nos espera!

Texto inspirado em uma citação de um programa de TV que eu assistia no período do Colégio, e dedicado aos amigos e colegas que marcaram este período da minha vida.

2 comentários:

  1. É verdade amigo,mas acredito que nada nesta vida acontece por acaso..."um silêncio de tanto tempo",nós precisávamos deste tempo,e que hoje posso dizer,que por tudo aquilo que passamos,ainda estamos aqui...Que Deus te abençoe nesta nova etapa da tua vida...torço por você.
    Ass.Sua amiga do colégio e de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Péricles, isso ficou muito final de temporada. Seriado total! xD

    ResponderExcluir